A importČncia da Fototerapia na performance dos atletas olímpicos

Analgesia e regeneraćčo muscular com a luz

 

2016-930087227-201608111742521523_rts_20160811

 

Por Dr. Nathali Cordeiro, PhD

 

Durante os anos que antecedem os jogos olímpicos, os atletas se preparam fisicamente para atingirem o seu melhor desempenho durante os jogos e ganhar a tčo sonhada medalha olímpica para o seu país. Entretanto este preparo é muito intenso e pode acabar em lesões. Por isso, é indispensável a presenća de um fisioterapeuta que tem como funćčo recuperar e prevenir lesões dos atletas.

 

O primeiro passo para tratar uma lesčo é gerenciar a inflamaćčo e a dor. Para isso, a fisioterapia conta com recursos como a fototerapia. Ao administrar este tipo de tratamento é importante que se busque um especialista para que ele determine os parČmetros físicos mais adequados para a situaćčo que se deseja tratar.

 

Estudos recentes tźm demonstrado que a fototerapia favorece a entrada de determinadas enzimas nas células musculares que ajudam a neutralizar os radicais livres, reduzindo a inflamaćčo, a dor, a fadiga e acelerando a regeneraćčo muscular. Foi comprovado ainda que a utilizaćčo da fototerapia após o treino aumenta de forma significativa a expressčo de genes relacionados ą hipertrofia muscular e reduz a expressčo de genes que inibem o ganho de massa.

 

             A fototerapia resolve a dor do atleta, sem incomodo ou efeitos colaterais, permitindo que ele volte para sua atividade de forma mais rápida e segura, além de contribuir para o aumento da tolerČncia ao esforćo e aumento da forća muscular proporcionado pela atividade física.