O que é a Terapia com Luz de Baixa Intensidade (TLBI)

Parte 1

Por Dr. Marcelo Sousa, PhD

 

A ciźncia moderna provou que luz pode ser usada para o tratamento de diversas doenćas e sintomas principalmente os que estčo relacionados a alívio de dor, diminuićčo de inflamaćčo e aceleraćčo do processo de cicatrizaćčo de feridas.

 

Terapia com Luz de Baixa Intensidade (TLBI) é um nome genérico para se referir a muitos tipos de terapia com base no fenômeno da Fotobiomodulaćčo (FBM), um processo que causa alteraćões biológicas nos organismos devido a interaćčo de fótons (partículas de luz) com átomos ou moléculas.

 

Os procedimentos TLBI mais usuais sčo realizadas por iluminaćčo com LASER ou LED com baixa potźncia (nčo aquece a pele) direto no local da dor ou da lesčo, a fim de acelerar os processos celulares que levam ao alívio da dor e diminuićčo da inflamaćčo.

 

Quase todos os procedimentos de TLBI sčo conduzidos com luz vermelha ou infravermelha (600-1100 nm), com uma potźncia de 1-1000 mW em uma densidade de energia que nčo gera aquecimento (0,1- 100 J / cm2).

 

Estes procedimentos de TLBI nčo sčo invasivos, uma vez que a luz pode passar através da pele para atingir o local do tratamento; nčo sčo térmicos, pois se tratam de reaćões fotoquímicas; e tem uma vasta gama de aplicaćões clínicas. A TLBI está revolucionando a pesquisa na área de saúde e em breve será acessível para terapeutas e pacientes.

 

Referencia: Sousa, MVP. Tese USP (2014)

Saiba mais novidades em http://www.brightmed.com.br/