Terapia com Luz de Baixa Intensidade em Artrites e Tendinites

 

Luz acelera o processo inflamatório possibilitando recuperaćčo mais rápida de pacientes

 

Por Dr. Marcelo Sousa, PhD

 

A inflamaćčo é uma resposta fisiológica ą lesčo no tecido (por exemplo, trauma ou cirurgia) ou condićões patológicas (como tendinites, artrite reumatoide, artrites ósseas e infecćões). Ela é mediada pela libertaćčo de uma "sopa química" de peptídeos pró-inflamatórios pelas células, no local da lesčo.

 

Estas moléculas sensibilizam as terminaćões nervosas periféricas de receptores sensoriais (causadores de dor), atuando como estímulos químicos para outras células, conseguindo entrar na área debilitada para iniciar a cura.

 

Terminaćões de nervos quando sensibilizadas também contribuem para a inflamaćčo. O progresso e resolućčo da inflamaćčo é fundamental para uma recuperaćčo saudável do órgčo ou tecido biológico inflamado.

 

Efeitos anti-inflamatórios específicos da TLBI tźm sido demonstrados em vários modelos experimentais diferentes e em inúmeros casos clínicos. Estes incluem a supressčo de substČncias mediadoras da inflamaćčo em casos de lesões de tendões, a diminuićčo da expressčo de receptores de quinina e de citosinas inflamatórias.

 

Em uma série de casos de seres humanos tratados com TLBI, as condićões dolorosas foram significativamente atenuadas. Em condićões em que a inflamaćčo é central, a TLBI pode reduzir eficazmente a dor e pode ser equivalente a fármacos anti-inflamatórios.

 

Referźncia: Sousa, MVP. Tese USP (2014)

Saiba mais novidades em http://www.brightmed.com.br/