Notícias

Bright realiza I Workshop sobre Fotocêuticos para médicos e outros profissionais da saúde

Evento teve parceria da SinPain Rio de Janeiro, clínica especializada em dor.

 Marcelo Sousa da Bright palestra para médicos e outros profissionais da saúde.“Temos no mundo cerca de 6 bilhões de pessoas que sofrem regularmente com dor crônica e podemos ajudar metade delas.” A frase foi dita pelo CEO da Bright Photomedicine, Marcelo Sousa, na abertura do I Workshop sobre Fotocêuticos no Rio de Janeiro, que ocorreu no Hotel Tropical Barra no dia 25 de fevereiro.

O evento, realizado em parceria com a SinPain Rio de Janeiro – Centro de Controle da Dor, teve a presença de médicos das áreas de ortopedia, anestesiologia e profissionais que atuam no atendimento ao cliente. O intuito do encontro era divulgar o potencial dos fotocêuticos no tratamento de doenças musculoesqueléticas, com base em evidências científicas, além de realizar um estudo de caso para treinar a aplicação de um fotocêutico na prática.

O médico anestesiologista Paulo Renato Fonseca, da SinPain Rio de Janeiro, avalia que o treinamento aprofundou o conhecimento dos profissionais de sua equipe, capacitando-os ainda mais para prescrever os fotocêuticos de forma embasada. Segundo ele, o conteúdo oferecido foi essencial, porque explicou o que é fotobiomodulação e como o tratamento da Bright aprimora essa ciência.

“A equipe trouxe um material rico sobre a física envolvida no procedimento e como as clínicas privadas de saúde podem implementar o tratamento por meio do modelo de negócios oferecido pela empresa”, detalha.

Além de médicos, a SinPain busca incluir gestores, profissionais de atendimento ao cliente e aplicadores de fotocêuticos para que o fluxo do tratamento reúna diferentes competências profissionais. A experiência multidisciplinar foi compartilhada pela clínica no dia do curso, enriquecendo o debate. Uma das responsáveis por este processo na SinPain é a diretora Patrícia Fonseca, que esteve presente no workshop.

“Na clínica, vivemos desafios diários, com pacientes de todas as idades, dores e gêneros. Com a Bright, nossa experiência está sendo surpreendente. Temos um retorno muito rápido do paciente, com um tratamento indolor e não invasivo. De todos aqueles com os quais já trabalhamos na clínica, quase 90% deles melhoram”, constata.

De acordo com Marcelo Sousa, o workshop também foi uma oportunidade para aprender sobre a tomada de decisão dos médicos da SinPain e receber avaliações, de forma a melhorar o atendimento da Bright e a ciência desenvolvida pela empresa.

“O nosso intuito é entregar aos médicos e profissionais da saúde todo o conhecimento de cálculo de dose para cada fotocêutico, oferecendo o apoio necessário para que eles levem ao paciente o procedimento ideal para o tratamento de dores e inflamações musculoesqueléticas”, afirma.

A cientista clínica Nathali Cordeiro mostra o equipamento do fotocêutico para médicos do Rio de Janeiro.
A cientista clínica Nathali Cordeiro, à esquerda, mostrando o equipamento médico dos fotocêuticos.

Além de Sousa, participaram do workshop o diretor de Negócios da Bright, Jorge Marinho, a cientista clínica Nathali Cordeiro e o médico Miguel Barrella, responsável pelo desenvolvimento dos protocolos clínicos e educação médica continuada dentro da Bright.

Marinho foi o responsável por apresentar a forma como a empresa vem atuando em parceria com centros de tratamento e clínicas especializadas. Atualmente, os fotocêuticos estão presentes em sete Estados, e o workshop é um passo importante para capacitar equipes pelo país e oferecer a tecnologia a ainda mais pacientes.

“Nosso intuito aqui foi justamente mostrar às pessoas qual é a nossa proposta terapêutica, de forma didática e com dados científicos. Este com certeza é o primeiro de muitos. Os trabalhadores da SinPain Rio de Janeiro estão completamente engajados e comprometidos, o que faz toda a diferença na hora de tratar as pessoas”, avalia. 

O entusiasmo dos cursistas é um dos pontos-chave para o sucesso do tratamento dentro da clínica carioca. A cientista Nathali Cordeiro diz que a equipe multidisciplinar é fundamental para juntar diferentes conhecimentos e vivências.

“Todas as pessoas que participam da jornada do paciente dentro da SinPain Rio de Janeiro estão aqui hoje, e isto é algo que agrega valor. Vale como uma experiência para próximos treinamentos e cursos oferecidos pela Bright”, complementa.

Se sua equipe quer receber o nosso workshop, entre em contato com o e-mail comercial@brightmed.com.br. Teremos prazer em atendê-lo!