Blog

Tendinite: O que é, sintomas e tratamento

A tendinite é um processo inflamatório que afeta os tendões.
A imagem mostra duas mãos segurando outra mão com tendinite e fazendo massagem.
(Crédito: Imagem de Freepik)

Quem já teve tendinite sabe o quanto essa condição pode atrapalhar tarefas simples do dia a dia. Muitas causas podem desencadear a tendinite, que se caracteriza por uma inflamação em algum tendão do corpo. Segundo o Hospital Albert Einstein, é comum que a condição ocorra mais em ombros, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos. Por isso, fique atento aos sintomas e procure um profissional de saúde especializado. Entenda alguns destes sinais com as informações a seguir!

O que é tendinite?

A Sociedade Brasileira de Reumatologia afirma que a tendinite é a inflamação ou irritação dos tendões, que são as últimas partes dos músculos, ou seja, cordas fibrosas que ligam os músculos aos ossos. São estruturas necessárias ​​para transportar a força de contração muscular necessária para mover os ossos.

A tendinite pode ser dividida em diferentes subtipos e depende do local da inflamação, como entesite, área em que o tendão ou ligamento se conecta ao osso, e tenossinovite, em que há inflamação na bainha sinovial do tendão.

Como o corpo humano possui diversos tendões, as áreas afetadas podem ser muitas. Além disso, a tendinite pode estar associada a doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, gota e hipotireoidismo. É mais comum em pessoas com a idade avançada ou mesmo em pessoas jovens que realizam movimentos repetitivos.

A Mayo Clinic reforça que a maioria das tendinites pode aliviar a partir de repouso, fisioterapia e medicamentos para a dor. O cuidado é necessário porque a inflamação do tendão por muito tempo pode causar sua ruptura, o que pode requerer procedimento cirúrgico.

Sintomas da tendinite?

A Santa Casa de São Paulo e outras instituições de saúde indicam que os sintomas incluem dor, principalmente ao movimentar a área com tendão. Além disso, você pode sentir:

– Dificuldade em mover a articulação envolvida;

– Inchaço, vermelhidão e, às vezes, calor;

– Dor no local que pode irradiar para outras partes do corpo;

– Dificuldade em realizar movimentos diários;

– Espasmos e contrações musculares;

– Perda de força;

– Presença de cisto;

A tendinite é comum de surgir devido a esforços repetitivos no trabalho, como a digitação e o manuseio de objetos. Ao perceber alguns sintomas, fique atento e observe a região afetada. Sendo necessário, dê descanso à área do corpo onde o sintoma surgiu e procure um médico.

Como tratar tendinite?

Algumas ações simples de repouso e procedimentos de autocuidado podem ser feitos em casa, como recomenda o National Health Service do Reino Unido. É possível dar descanso à região comprometida e seguir algumas orientações por dois ou três dias. Por exemplo:

– Repouso: evitar movimentar o tendão e, principalmente, evitar movimentos bruscos que podem piorar a situação;

– Colocar gelo: Preparar uma pequena bolsa com gelo, envolta em toalha, e mantê-la em contato com o local da tendinite por até 20 minutos a cada duas ou três horas;

– Dar suporte à região com uma bandagem elástica, macia e confortável, disponível em farmácias. É importante não amarrar muito apertado e lembrar de retirar ao dormir.

Analgésicos orais também podem ser prescritos por profissionais de saúde. Lembre de ir a um posto médico para conversar com um profissional se os sintomas não suavizarem. Uma equipe de saúde capacitada saberá passar instruções específicas para o seu caso.

Quando a condição melhorar, evite levantar objetos muito pesados e realizar torções até que o tendão esteja completamente recuperado. Seu profissional de saúde também pode recomendar uma pausa em atividades esportivas até a plena reabilitação do tendão.

Fotocêuticos

Os fotocêuticos são um padrão de emissão de luz customizada que gera efeitos terapêuticos para dores e inflamações musculoesqueléticas, inclusive para diferentes tendinites. O tratamento é indolor e não invasivo e se baseia na ciência da fotobiomodulação, que estuda os efeitos terapêuticos da interação da luz com tecidos biológicos.

A absorção da luz desencadeia uma série de processos para tratar os sintomas da tendinite, como produção de substâncias analgésicas endógenas, estímulo de substâncias anti-inflamatórias e inibição de substâncias pró-inflamatórias. Em essência, os fotocêuticos oferecem uma dose extra de energia para que as células humanas tenham mais capacidade de realizar funções essenciais para o combate de dores e inflamações.

tratamento com os fotocêuticos não causa dependência, ajuda a diminuir dores, pode contribuir para a redução no uso de medicamentos e restaurar o movimento da articulação. Além disso, o tratamento pode ser usado de forma associada a outros medicamentos e terapias.